sábado, 8 de fevereiro de 2014

Feng Shui - O Princípio da Harmonia


Feng Shui (vento-água)

Julga-se que esta antiga arte chinesa de harmonizar e energizar espaços existe há pelo menos três mil anos.

Pode ser aplicada utilizando três linhas, sendo elas, a escola da Forma, a escola da Bússola e a do Chapéu Negro, esta mais usada na china.

Assim, de acordo com a linha de aplicação, a harmonização dos espaços pode ser feita tendo em conta o relevo da paisagem, o formato dos móveis e dos objetos. Também podem ser usados os pontos cardeais e o grupo energético (Leste e Oeste), a última pode ser aplicada pelo morador, utilizando um Baguá (pah kwa).
O Feng Shui apoia-se no equilíbrio do YIN, a energia feminina e do YANG, a energia masculina, bem como dos cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água).

O Feng Shui também toma em consideração as leis matemáticas, a astronomia e a física e tem como base o I Ching, a filosofia oriental cujo objetivo é dar a conhecer como pequenas alterações podem levar a grandes mudanças no nosso quotidiano. Reduzindo e mesmo resolvendo os problemas que envolvem uma casa e os respetivos moradores.

O Feng Shui parece, e é, uma arte complicada, mas com pequenas alterações e introduções, podemos melhorar a energia das nossas casas.

Algumas dicas para um bom shi.

As casas de banho são verdeiros sugadores de energia. O ideal é fechar sempre a porta desta divisão, bem como a tampa da sanita e todos os ralos.
O uso de plantas, dentro das divisões, nunca fez mal a ninguém, estas devem ter de preferência folhas redondas.
Os catos com os seus espinhos são ótimos para afastar o mau shi, e devem ser colocados nos pontos de ligação entre o exterior e o interior, como as janelas.
Os animais, em especial os cães e gatos, também são favoráveis, pois limpam e equilibram a energia.
Os aparelhos eletrónicos produzem mau chi e devem ser evitados nos quatros, no entanto, sendo isso por vezes difícil, o chi pode ser equilibrado através da utilização de plantas.
Colocar um espanta espíritos atrás da porta de entrada espanta as más energias e atrai as boas.
O caixote do lixo deve estar longe do fogão, evita desperdícios.
Guardar objetos, roupas que já não se utiliza, provoca estagnação das energias.

E por fim, é essencial deixar a nossa casa respirar. Deixar entrar o sol e arejar os espaços, também é uma forma de proporcionar um bom shi.



Sem comentários:

Enviar um comentário